Mensagens populares

terça-feira, 30 de março de 2010

JEUS MORRE NA CRUZ


SEXTA FEIRA SANTA

Jesus carrega a cruz até ao Calvário.

QUINTA FEIRA SANTA


DOMINGO DE RAMOS



No dia seguinte, ouvindo, que Ele viera à Festa, que Jesus ia chegar a Jerusalém, a grande multidão tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro clamando:
"Hosana! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!"

A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém .
E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. Lucas 9:11
"Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: "Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga (Zacarias 9,9). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes e outras cortavam ramos de árvores, espalhando-as pela estrada. E as multidões, tanto as que O precediam, como as que O seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou e perguntavam Quem é este? E as multidões clamavam: Este é Jesus, de Nazaré da Galiléia." Mateus 21:1-11.

PARA RIR


CAIXINHA FEITA POR MIM

Podes também fazer esta !

CAIXINHA PARA AS AMÊNDOAS

As amêndoas fazem parte das tradições pascais. Oferecemos amêndoas às pessoas de quem gostamos . Porque não personalizar a nossa oferta? copia o desenho , amplia-o e elabora uma caixa em cartolina . Decora-a com motivos pascais. Estás a poupar e a reciclar.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O FOLAR DA PÁSCOA

A Páscoa é a festa da alegria e da partilha. Muitas são as tradições gastronómicas características do tempo pascal. O Folar da Páscoa é uma delas . Para quem ainda não sabe como se faz um bom folar , aqui vai a receita:



Ingredientes (folar grande, 4-6 ovos):

850g de Farinha de Trigo (usei a 65, mas a 55 também dá)
250g de Açúcar
125g de manteiga
1 - 1,5dl de leite
20g de Fermento de Padeiro
4-5 ovos, conforme o tamanho
1 colher de chá bem cheia de Canela
1 colher de chá bem cheia de Erva Doce em pó (usei em grão, moída no almofariz)
1 colher de café de sal
Ovos cozidos (esta quantidade de massa aguenta 4 a 8 ovos)
Gema de Ovo para pincelar.Geleia de Marmelo



Preparação:
.
Desfaça o fermento em leite morno até estar bem dissolvido. Derreta a manteiga e misture então todos os ingredientes excepto a gema de ovo e a geleia. Amasse bem, (eu usei a máquina do pão no programa 8, por duas vezes). A idéia é fazer uma massa bem dura e firme e, para o conseguir, deve ajustar as quantidades de farinha-leite. É mais importante que a massa fique realmente firme, para não "baixar" durante o tempo em que vai levedar.
Separe um pouco de massa para fazer as tiras com que irá "prender" os ovos, molde a restante em bola, enfarinhe, ponha logo no tabuleiro em que irá ao forno e deixe em repouso em local ameno mas não aquecido até que tenha duplicado o seu volume inicial, o que deve levar 5-7 horas se tudo esteve bem no que respeita a quantidade de fermento e calor ambiente.
Quando estiver lêveda, introduza os ovos cozidos até metade e cubra-os com tiras de massa, pinceladas com água fria do lado em que vai estar em contacto com a restante massa e os ovos, para colar.
.Pincele com gema de ovo e leve a forno quente durante cerca de 20 minutos, tapando com folha de alumínio se vir que começa a escurecer demais antes de estar cozido.


Ao sair do forno, ainda muito quente, pincele a superfície com um pouco de geleia de marmelo diluída para ficar brilhante.
.

Nota: A capacidade de absorção das farinhas varia imenso e é incontrolável, às vezes dentro da mesma marca existem diferenças. Com o real tamanho dos ovos passa-se o mesmo.
Aconselho a misturar primeiro os sólidos e a manteiga e ir juntando aos poucos os elementos líquidos para ter a certeza que a massa não vai ficar mole. Nos folares caseiros, o defeito mais comum é o efeito "chapata" em que o bolo alastra e fica como uma enorme panqueca ao levedar, por ter demasiados elementos líquidos. Não hesite em cortar no leite ou nos ovos, se tal for necessário. A lentidão com que um folar cresce é essencial para que, no fim, a bolo não fique seco e com bolhas grandes por dentro, outro dos defeitos comuns aos caseiros e geral nos industriais, que carregam no fermento e na estufa para despachar serviço.


A PÁSCOA À VOLTA DO MUNDO



A Páscoa é um tempo de celebração ,
de Festa e de partilha .
A celebração da ressureição de Jesus
leva-nos a viver com alegria e esperança !
Que esta Páscoa seja um sinal de que vale a pena começar tudo de novo e vi-
ver em plenitude.

OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS PASCAIS

O Cordeiro Pascal – Representa Cristo, o verdadeiro Cordeiro de Deus. Assim, o cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia da Páscoa, como símbolo da libertação do Egipto. No Novo Testamento, o Cristo é o Cordeiro de Deus, que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".



Os óleos Santos - É na Quinta-feira Santa que se celebra a missa do Crisma, na catedral, onde os óleos sacramentais usados no Baptismo, Crisma e Unção dos Enfermos são abençoados pelo bispo e os sacerdotes. O óleo simboliza o Espírito Santo, aquele que nos dá força para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.










O Círio Pascal - É uma vela grande e grossa, que deve ser acesa todos os anos,pela primeira vez, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. Faz-se, a inscrição dos quatros algarismos do ano em curso; depois cravam – se cinco cravos, que lembram as cinco chagas de Jesus, além de duas letras gregas "Alfa" e "Ómega" a primeira e última letras do alfabeto grego. O alfa representa o princípio e o ómega, o fim. O círio que simboliza Cristo vivo, ressuscitado, é a luz que ilumina e guia a vida do cristão; pois o próprio Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!" "Eu sou o princípio e o fim".






O Fogo - No início da cerimónia da Vigília Pascal, na noite do Sábado Santo, a celebração é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo".O fogo é também símbolo da vida nova, da realidade da criação renovada pela morte e ressurreição de Jesus









A Água - No Sábado Santo, durante a celebração da Vigília Pascal, o sacerdote realiza a bênção da água baptismal que será utilizada nos baptismos durante o ano, mergulhando o círio pascal na água, invocando a força do Espírito Santo, havendo ou não baptismos. Com a aspersão do povo com a água benta, realiza-se a renovação das promessas baptismais. A água simboliza pureza, purificação e renovação










O Coelhinho - Por sua fecundidade a coelhinha simboliza a Igreja. É o símbolo da fertilidade, são animais que reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade que a Igreja tem para fazer surgir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo







Os Ovos de Páscoa – assim como o ovo, aparentemente morto, contém em si uma vida nova, assim o sepulcro de Cristo escondia uma
Vida Nova. Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.










O Pão e Vinho - São os símbolos da Eucaristia. Foi na última ceia (Quinta-feira Santa), Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, que foram oferecidos aos seus discípulos para celebrar a vida eterna. O pão pode ser representado por espigas de trigo e o vinho por um cacho de uvas.






A Cruz - Jesus que morreu na cruz para nos salvar, deu à humanidade mais uma lição de humildade: sendo Filho de Deus, que tudo pode, ele morreu da forma mais humilhante que havia em seu tempo. A cruz recorda-nos o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo. No Concílio de Nicéia, em 325 d.C., Constantino declarou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Temos não somente um símbolo da Páscoa, mas um símbolo da fé católica, o sinal do cristão.












sábado, 27 de março de 2010

A FESTA DA PÁSCOA

A Páscoa é uma palavra de origem hebraica e significa passagem . Foi utilizada pelos antigos hebreus para significar a saída do Egipto operada por Deus : - passagem da escravidão à liberdade . Por isso a celebram com festa.
Para os cristãos, significa a passagem de Jesus da Morte à Vida É a Ressurreição. Qual é a origem da festa da Páscoa?

A Páscoa judaica

O povo de Deus no Antigo Testamento também celebrava a Páscoa. A celebração da Páscoa era muito importante para o povo judeu: com ela os judeus celebravam a libertação do Egipto. Ainda hoje, ao celebrar a festa da Páscoa, o povo judeu comemora a saída do Egipto, isto é, a passagem da escravidão a que estavam sujeitos para a liberdade, rumo à Terra Prometida.
Para comemorar este acontecimento, os judeus fazem uma refeição familiar onde se come o Cor
deiro Pascal .


A Páscoa cristã





Também os cristãos celebram a Páscoa . Na Páscoa os cristãos recordam a Morte de Jesus e proclamam a Sua Ressurreição.
Os cristãos acreditam que, três dias após a sua morte , Jesus Ressuscitou. É a Páscoa cristã
Os cristãos celebram este Acontecimento, reunindo-se num Banquete
chamado Eucaristia ou Missa.




quarta-feira, 24 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

A PRIMAVERA

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. Está tipicamente relacionada com reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
Existem duas primaveras: a Primavera do hemisfério norte que é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul , que é chamada a "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro . No caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. Em cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão
aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

domingo, 21 de março de 2010

Dia mundial da árvore.

Planta uma árvore. Cuida da vida .

O amigo

Disse um soldado ao seu comandante:-”O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo.”
Respondeu o oficial:-”Autorização negada!” “Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!”
O soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.O oficial estava furioso:-”Eu não lhe disse que ele estava morto?!”-”Diga – me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?”
E o soldado, moribundo, respondeu:-”Claro que sim, meu comandante!Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me:- Tinha a certeza que virias!”
Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram.”

Para rir...



A professora pergunta
- Quantos corações temos nós?
O aluno:
- Temos dois, professora.
- Dois?
- Sim: o seu e o meu.


- O senhor poderia dar-me cinco euros?
- Para quê, garoto?
- Para ir ter com o meu pai, a minha mãe
e os meus irmãos.
- E onde estão eles?
- No cinema.

O juiz prende um ladrão pela duodécima vez.
- Eu não lhe tinha dito que não o queria ver mais?
- Senhor doutor juiz, isso foi o que eu disse ao polícia
que me prendeu, mas ele não acreditou
O pai do Tozé estava admirado por ainda não ter
recebido a caderneta escolar do filho.
- Tozé, a professora ainda não vos entregou a caderneta
das notas?
- Sim pai, já entregou , mas eu emprestei a minha ao Pedro
para ele assustar o pai.



No dentista, uma mãe pede à filha:
- Então, Margarida, porta-te bem ! Vamos, diz “AAAAH!
Sê simpática , Margarida. Por favor, Margarida Abre-me essa boca
para que o senhor dentista possa tirar os dedos .
Ainda o Bullying … o cyber-bullying





O cyber-bullying consiste no recurso à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém, seja por via de correio electrónico, salas de conversa (chats), Messenger ou telemóvel. Lançam-se boatos na rede, fotografias que muitas vezes são retocadas e modificadas, revelam-se pormenores íntimos e pessoais (verdadeiros ou falsos) …
A rede social na Internet YouTube tem sido muito utilizada para a prática do cyber-bullying, ao serem colocados vídeos com intuito de agredir. O próprio You Tube criou um canal que tem como objectivo combater o cyber-bullying. Encontras vários vídeos onde vítimas de violência e de ameaças na escola expõem os seus casos e incentivam os mais novos a denunciarem situações semelhantes.
Uma das grandes diferenças entre o bullying tradicional e o cyber-bullying é o facto de, neste último, os jovens não estarem frente a frente e, por vezes, nunca chegam a saber quem é o agressor, sendo que as acções são muitas vezes praticadas por simples entretenimento, sem que os agressores conheçam as vítimas. Por outro lado, este tipo de violência ultrapassa os portões da escola para um plano virtual, onde todos têm acesso a elas. Há notícias de casos de jovens vítimas deste tipo de violência escolar com desfechos dramáticos.

Acontece a qualquer um …

Qualquer um de nós pode ser vítima deste tipo de violência. Há também relatos de professores vítimas de cyber-bullying. Há governos (caso da Espanha e Inglaterra, por exemplo) que, face a esta situação preocupante, tomaram algumas medidas para minorar este tipo de violência, mas, pelas suas características, não tem sido fácil arranjar estratégias para evitar este fenómeno.
A cada um de nós cabe-nos, em primeiro lugar, não praticar nem ajudar a praticar este tipo de violência, e, em segundo lugar, defendermo-nos deste e de outros tipos de perigo quando utilizarmos a Internet, tendo cuidado na forma como a utilizamos. Entre outros, há sete conselhos úteis a respeitar:1- não colocar fotografias pessoais nas redes sociais – Hi5 e demais – (há programas que facilmente copiam e alteram fotografias e as colocam na rede); 2 - não revelar a morada ou número de telemóvel; 3 - não dar informações pessoais quando se fala com alguém nos canais de conversação; 4 - ser selectivo na lista do Messenger ; 5 - não adicionar quem não se conhece; 6 - não marcar encontros com pessoas que se «conhecem» apenas virtualmente; 7 - rejeitar correio electrónico de desconhecidos…

Cuidado… e boas navegações!

Bullying





Já ouviste falar em bullying?
Não ? Então chegou a altura de saberes o que é e como se manifesta.
O Bullying, pode ser definido como a manifestação de atitudes agressivas, ameaças ,insultos e humilhações dirigidas de forma repetida e sem razão aparente , a alunos considerados “diferentes ou estranhos” e que se afastam dos padrões seguidos pelos restantes elementos da turma .
As vítimas desta violência sofrem caladas e de forma contínuada , o que torna a sua vida escolar um verdadeiro martírio. As feridas abertas na alma destes meninos e meninas dificilmente cicatrizam. Em alguns casos permanecerão para sempre .
O bullying é praticado por um ou vários alunos contra outro ou outros alunos que eles consideram inferiores . Quem exerce o "bullying" fá-lo com a intenção de impor o seu poder sobre outro . Este comportamento pode levar as vítimas ao isolamento, à queda do rendimento escolar, a alterações emocionais e à depressão.
Se tens este problema fala com o teu Director de Turma , com um professor e, especialmente com os teus pais .. Se por acaso, és tu que estás a ler, que também o praticas com outros colegas, então PÁRA! Não é justo o que andas a fazer. Deixa os outros terem a sua vida sossegada! Já viste se a vítima fosses tu?!

Para continuar
Autor desconhecido.

quinta-feira, 18 de março de 2010

DIA DO PAI




O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
O Dia do Pai constitui uma homenagem aos pais de todo o mundo. Em Portugal o Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, o Dia dedicado a São José, pai de Jesus. A criação de um dia de homenagem aos pais terá acontecido nos Estados Unidos quando Sonora Luise pretendia um dia especial para homenagear o seu pai, William Smart, um veterano da Guerra Civil que ficou viúvo quando sua esposa deu à luz ao seu sexto filho.
Não te esqueças de dar um beijinho ao teu pai. Ele merece.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pisou-me o pé

Pisou-me o pé.
Olhei-o furioso.
E ele olhou-me aborrecido.

E depois, Senhor, pus-me a pensar que não terá sido por acaso que nos encontrámos no limiar da nossa porta.
Já que ele bateu, faço questão de abrir com um sorriso.
Eu sorri.
Ele sorriu.
E com um aperto de mãos nos separámos.

Obrigado, Senhor, por havê-lo encontrado.

Michel Quoist

quarta-feira, 10 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

benvindos ao blogue de EMRC gosto de aprender!

Este blogue tem como fim a troca de ideias entre a disciplina e toda a Comunidade Educativa.