Mensagens populares

domingo, 21 de março de 2010

Ainda o Bullying … o cyber-bullying





O cyber-bullying consiste no recurso à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém, seja por via de correio electrónico, salas de conversa (chats), Messenger ou telemóvel. Lançam-se boatos na rede, fotografias que muitas vezes são retocadas e modificadas, revelam-se pormenores íntimos e pessoais (verdadeiros ou falsos) …
A rede social na Internet YouTube tem sido muito utilizada para a prática do cyber-bullying, ao serem colocados vídeos com intuito de agredir. O próprio You Tube criou um canal que tem como objectivo combater o cyber-bullying. Encontras vários vídeos onde vítimas de violência e de ameaças na escola expõem os seus casos e incentivam os mais novos a denunciarem situações semelhantes.
Uma das grandes diferenças entre o bullying tradicional e o cyber-bullying é o facto de, neste último, os jovens não estarem frente a frente e, por vezes, nunca chegam a saber quem é o agressor, sendo que as acções são muitas vezes praticadas por simples entretenimento, sem que os agressores conheçam as vítimas. Por outro lado, este tipo de violência ultrapassa os portões da escola para um plano virtual, onde todos têm acesso a elas. Há notícias de casos de jovens vítimas deste tipo de violência escolar com desfechos dramáticos.

Acontece a qualquer um …

Qualquer um de nós pode ser vítima deste tipo de violência. Há também relatos de professores vítimas de cyber-bullying. Há governos (caso da Espanha e Inglaterra, por exemplo) que, face a esta situação preocupante, tomaram algumas medidas para minorar este tipo de violência, mas, pelas suas características, não tem sido fácil arranjar estratégias para evitar este fenómeno.
A cada um de nós cabe-nos, em primeiro lugar, não praticar nem ajudar a praticar este tipo de violência, e, em segundo lugar, defendermo-nos deste e de outros tipos de perigo quando utilizarmos a Internet, tendo cuidado na forma como a utilizamos. Entre outros, há sete conselhos úteis a respeitar:1- não colocar fotografias pessoais nas redes sociais – Hi5 e demais – (há programas que facilmente copiam e alteram fotografias e as colocam na rede); 2 - não revelar a morada ou número de telemóvel; 3 - não dar informações pessoais quando se fala com alguém nos canais de conversação; 4 - ser selectivo na lista do Messenger ; 5 - não adicionar quem não se conhece; 6 - não marcar encontros com pessoas que se «conhecem» apenas virtualmente; 7 - rejeitar correio electrónico de desconhecidos…

Cuidado… e boas navegações!

Sem comentários:

Enviar um comentário